14 maio 2012

O Pequeno Príncipe para Sempre


“Palavras pronunciadas ao acaso é que foram, pouco a pouco, revelando tudo.”

“Quando a gente anda sempre pra frente, não pode mesmo ir longe.”

“As pessoas grandes adoram números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca: qual é o som da sua voz? […] Mas perguntam: Quanto ganha seu pai”. Somente então é que elas julgam conhecê-lo.”

“É triste esquecer um amigo.”

“Quando a gente está triste demais, gosta do pôr-do-sol.”

“É tão misterioso, o país das lágrimas!”

“Tomara a sério palavras sem importância, e se tornara infeliz.”

“Não soube compreender coisa alguma. Devia tê-la julgado pelos atos, não pelas palavras.”

“[…] eu era jovem demais para saber amar.”

“É preciso que eu suporte duas ou três larvas, se quiser conhecer as borboletas.”

“Não demores assim, que é exasperante. Tu decidiste partir. Vai-te embora.”

“É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar […] A autoridade repousa sobre a razão.”

“É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar outros. Se consegues julgar-te bem, eis um verdadeiro sábio.”

“Porque, para os vaidosos, os outros homens são sempre admiradores.”

“Pois a gente pode ser, ao mesmo tempo, fiel e preguiçoso.”

“Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. […] Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo.”

“A gente só conhece bem as coisas que cativou. […] Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos.”

“A linguagem é uma fonte de mal-entendidos.”

“Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez  tua rosa tão importante.”

“Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas.”

“Nunca estamos contentes onde estamos.”

“E eu pensava: o que vejo não é mais que uma casca. O mais importante é invisível.”

“A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar.”

“Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário